sábado, 4 de dezembro de 2010

Módulo III: Manuseamento dos materiais didáticos de forma adequada e diversificada para melhor absorção e compreensão do conteúdo pelas crianças

Quando se fala de matemática, parece ser mais difícil fazer as crianças explorarem a sua volta porque noções matemáticas tendem a ser abstratas. A partir disso, tende-se a utilizar objetos e materiais concretos para que a criança possa utilizar e manipular, pois eles podem ajudar a representar relações matemáticas que as crianças devem compreender.

Para isso, cabe ao professor saber utilizar esses objetos e materiais, de forma a ajudar no desenvolvimento matemático dos alunos, que abrange desde o sistema de numeração até as operações numéricas.

Alguns desses materiais são: o ábaco e o material dourado. O professor deve conhecê-los e entendê-los para poder trabalhá-los com as crianças de uma forma vantajosa e que cause desequilíbrios, pois é assim que se dá a aprendizagem.

Além desses, existem outros tipos de materiais que podem ser construídos e são substituíveis, como o baralho, dados, palitos, a própria calculadora, entre outros.









Nenhum comentário:

Postar um comentário