sábado, 4 de dezembro de 2010

Módulo III: Como trabalhar os gêneros textuais (sugestão de atividades)

As atividades aqui propostas são de 1º à 5º ano, podendo ser trabalhadas também de outras formas.

Crônica

a) Atividade 1 – Leitura e Análise de algumas crônicas

Objetivos:
Analisar e identificar o gênero crônica; interpretar e verificar os vários recursos utilizados por autores brasileiros; identificar aspectos e características do gênero; caracterizar o narrador da crônica.

Estratégias:
1. Divida a classe em grupos e selecione com os alunos um conjunto de crônicas;Escolha uma crônica para discussão e análise para cada grupo;
2. Tópicos que podem ser discutidos:
• Que fatos estão enfatizados nesta crônica?
• Quais os objetivos presentes na crônica escolhida? (críticas; comportamentos)
• Como é o narrador da crônica analisada? (observador ou personagem)
• Analise a linguagem empregada na crônica. (linguagem direta/indireta; formalidade/informalidade)

b) Atividade 2 – Continuando a história da crônica

Objetivos:
Ampliar o vocabulário; possibilitar a exploração da imaginação; promover a interação e o trabalho em grupo.

Estratégias:
1. Escolha uma crônica e conte-a para sala, mas sem o seu final. Tente “cortar” a crônica no clímax, numa parte tensa;
2. Divida a sala em grupos e peça para que os alunos escrevam algumas linhas da crônica, continuando a história da forma que imaginarem;
3. Rode entre os grupos a continuação da crônica quantas vezes for necessário, até que terminem a escrita;
4. Peça para cada grupo ler o resultado final da crônica criada e discuta sobre ela, o vocabulário utilizado, entre outros;
5. Leia o final da crônica dado pelo autor e debata com as crianças tudo o que foi observado e trabalho até então.

Poema

a) Atividade 1 – Leitura e Criação de um Poema da classe
Obs.: É necessário que os alunos já tenham estudado o assunto para a realização da atividade.

Objetivos:
Relembrar a estrutura e as características dos poemas; possibilitar a exploração da imaginação; recordar os sentimentos; intermediar a leitura de um poema com a criação de um novo.

Estratégias:
1. Traga vários poemas diversificados e faça um mural com eles, relembrando suas características, etc.
2. Solicite aos alunos que escolham uma poesia do mural e a leiam;
3. Peça para que eles representem em uma folha tudo o que sentiram ao ler a poesia e em seguida mostre-os para a classe, conversando com o grupo sobre a variedade de sentimentos que apareceram. Fale também sobre que sentimentos aparecem no nosso dia-a-dia e quando sentimos cada um deles;
4. Durante a conversa, faça com os alunos uma lista dos sentimentos que apareceram;
5. Peça para que os alunos escolham um sentimento com o qual mais se identificam no momento e peça para que eles escrevam numa folha palavras soltas relacionadas à esse sentimento;
6. Junte os alunos em grupos de acordo com o sentimento que escolheram;
7. Peça para eles criarem um poema a partir desse sentimento, utilizando a escolha de palavras, as figuras, os sons...

b) Atividade 2 – Completando o poema

Objetivos:
Reconhecer a estrutura e a característica do poema; possibilitar a interação com as rimas.

Estratégias:
1. Peça às crianças para completarem o poema usando o banco de palavras.

BETE - ZINCO – FREGUÊS – PINTA – PUM – RETRATO – MOVE – POIS-POIS – INÊS - BISCOITO

NAS RUAS DA CIDADE

Lá na Rua 21,
O pipoqueiro solta um _____.
Lá na Rua 22,
O português diz _____.
Lá na Rua 23,
João namora a bela _____.
Lá na Rua 24,
A Aninha tirou um _____.
Lá na Rua 25,
Caiu um barraco de _____.
Lá na Rua 26,
O sorveteiro quer _____.
Lá na Rua 27,
Pedro chama a prima ______.
Lá na Rua 28,
A Verinha vende _____.
Lá na Rua 29,
A molecada só se _____.
Lá na Rua 30,
Paro, pois a rima já num _____.


Elias José.

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