sábado, 4 de dezembro de 2010

Módulo II: Como o educador pode intervir nas atividades

O conhecimento não é apenas transmitido pelo professor, mas os alunos também o constroem, e o papel do educador é fornecer vários meios para que isso aconteça, facilitando a aprendizagem dos mesmos.

O professor deve ser flexível em seu planejamento, dando espaços para os alunos desenvolverem suas atividades, alem de dar maior liberdade para estes se expressarem. Além disso, o educador deve apenas orientar seus alunos em meio à propostas de atividades, pois assim o aluno irá resolver os problemas por conta própria, construindo dessa forma o seu próprio conhecimento.

Não se deve interferir constantemente nas atividades, mostrando aos alunos o caminho mais fácil para a realização de algumas propostas. O que se deve fazer é, como já dito, abrir espaço para que o aluno explicite suas ideias, e também criar situações que valorizem a interação de outros pensamentos, fazendo com que haja conflito, ou seja, desequilíbrio, favorecendo a cooperação entre os alunos, socializando informações.

Outro ponto de suma importância é não limitar a expressão tanto oral quanto de escrita das crianças, pois deste modo empobrecerá o processo de alfabetização, assim como trocar palavras difíceis por fáceis em meio de uma leitura, fazendo com que o aluno não fique instigado a procurar tais palavras para maior conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário