sábado, 4 de dezembro de 2010

Módulo I: Mostrar a importância da utilização das crônicas e dos poemas o processo de alfabetização

Crônicas: As crônicas são materiais que podem ajudar o professor durante o processo de alfabetização, pois quando um aluno tem contato elas, começa a perceber que o campo da leitura pode ser muito mais real e possível. As crônicas podem ser utilizadas pelo educador como incentivo à leitura e escrita.

Como as crônicas trazem uma linguagem mais leve e simples, as crianças se interessam por esse tipo de gênero, até porque podem utilizar o humor. Por meio deste, a criança exercita a reflexão e a criticidade, e sentem-se à vontade para transformar seu texto, brincando com as palavras.

Poemas: Atualmente o trabalho com poemas é pouco desenvolvido na sala de aula, primeiro porque esse gênero não é lido cotidianamente, segundo porque os próprios professores se distanciam dele.

É preciso trabalhar com poemas em sala de aula, pois estimula e auxilia a percepção e os sentidos diversos que um texto possa oferecer. É importante que o professor ensine a ler o mundo, fazendo do poema um exercício para a produção da intertextualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário