Os problemas matemáticos estão inseridos na vida das crianças antes mesmo da Educação Infantil, onde através de brincadeiras e de relações com outras pessoas e objetos elas estabelecem na estrutura interna do pensamento, os elementos pré-numéricos, que são: classificação e seriação. Porém, essas noções não devem ser ensinadas, já que são inatas nas crianças.
É a partir desses conhecimentos relacionados no pensamento da criança que se relaciona o aspecto cardinal e ordinal, que as levarão a construir a ideia de número, e assim a importância da contagem.
Assim, podemos entender melhor que será através de conhecimentos prévios e relacionados com o seu contexto social que as crianças conseguirão lidar com diversos problemas matemáticos. Por isso é importante que a professora ofereça problemas matemáticos que incentivam as crianças a se interessarem e a pensarem.
Sempre lembrando que também é importante que a professora insista que cada criança escreva como pensou para obter tal resultado, pois dessa exploração surgem ideias que sustentam as operações, que são as escritas e as leituras de números, através da adição, subtração, multiplicação e divisão.
Outra maneira interessante de lidar com os problemas matemáticos com as crianças é através de jogos. Existem muitos jogos que ajudam as crianças a relacionarem operações matemáticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário