Um texto poético, normalmente, representa uma emoção, um ideal, um desejo, um sentimento, uma revolta, enfim, uma realidade interior de grande intensidade. Distingue-se da narrativa por não pretender contar uma história, mas expressar a ideologia/visão de mundo do poeta.
O poema é uma obra literária apresentada geralmente em verso. Existe uma diferença entre poesia e poema. O poema é uma obra em verso com características poéticas, ou seja, enquanto o poema é um objeto literário com existência material, concreta; a poesia tem um caráter imaterial e transcendente.
Fortemente relacionado com a música, o poema tem as suas raízes históricas nas letras de acompanhamento de peças musicais. Até a Idade Média, os poemas eram cantados. Só depois o texto foi separado do acompanhamento musical. Tal como na música, o ritmo tem uma importância de nível elevado.
Existem alguns gêneros:
O Gênero Lírico:  A palavra lírico vem do latim, que significa lira; instrumento musical usado para acompanhar as canções dos poetas da Grécia antiga, e retomado na Idade Média pelos trovadores. Pode-se dizer que o gênero lírico é a expressão do sentimento pessoal. De fato, o poeta lírico é o indivíduo isolado que se interessa somente pelos estados da alma. É aquele que se preocupa com as próprias sensações voltadas para si. O universo exterior só é considerado quando existe uma identificação, ou é passível de ser interiorizado pelo poeta.
O Gênero Épico:   O termo Épico vem do grego Epos, narrativa ou recitação. Um exemplo de poesia épica é Ilíada, de Homero. Na Idade Média eram inspirados em façanhas de guerra da cavalaria andante.
O Gênero Dramático:  No poema dramático, a história é contada através das falas dos personagens. As peças de teatro escritas em verso constituem forma de poesia dramática.
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário