Podemos perceber que a alfabetização é o meio condutor de todas as outras atividades. É por meio dela, aprendendo a ler e a escrever, compreendendo os mais variados gêneros textuais, interpretando-os e criticando-os que a criança conseguirá sentir-se leitora e escritora, contribuindo assim em sua formação integral.
 
Para isso, é necessário que o educador contextualize seus alunos, mostrando o valor real e social dos textos e a importância deles na formação de cada um, oferecendo oportunidades de trabalhos com os mais variados tipos de textos. 
Dada a importância da leitura e da produção de textos, o professor precisa ensinar aos seus alunos a interpretarem, discutirem o texto para que analisem todas as suas informações. Deste modo, saber ler e escrever e, o mais importante, entender aquilo que se leu, permitirá o avanço das crianças em todas as áreas do conhecimento.
Podemos citar como exemplo a matemática, que foi o assunto que nós abordamos aqui. O enunciado de um problema está repleto de informações que serão necessárias para sua resolução, e antes mesmo de fazer as contas é preciso entender o que o ele transmite, para a compreensão geral.
Dessa forma, fica claro o quanto é importante e vantajoso trabalhar assuntos de alfabetização com outros conteúdos, e o mesmo serve para a matemática. O professor é livre para criar... e também para aprender!
Esperamos que vocês tenham gostado! Até a próxima!
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário